12/12/2019

Formatura 2019

Texto: Ivete Glinglani, voluntária do CES Rio Branco

Aconteceu, no dia 10 de dezembro, a Formatura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Alunos, professores, colaboradores, familiares e convidados das duas unidades estiveram presentes no auditório da Unidade Granja Vianna, comemorando o encerramento de mais um ciclo para nossos alunos, uma data tão importante e esperada por todos.

Para compor a mesa, estiveram presentes o paraninfo da turma, Luis Eduardo Schoueri, assessor da presidência e membro do comitê jurídico da Fundação de Rotarianos de São Paulo, a diretora do CES, Sabine Vergamini, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, a diretora do CEPRO, Susana penteado, a coordenadora Pedagógica do CES, Cibele Lima, os professores e colaboradores homenageados Claudia Akemi, Cristino Koyama, Deborah Monteira e Joselita Marques.

Após a apresentação do Hino Nacional sinalizado por todos os alunos e cantado pela professora Denise Arcanjo, a diretora Sabine fez a abertura oficial do evento, ressaltando que pela primeira vez a formatura era realizada com os alunos das duas unidades da instituição.

Dando sequência à cerimônia, os alunos Nathan e David, oradores da turma, fizeram lindos discursos aos amigos e presentes, falando um pouco sobre os aprendizados durante essa jornada, em que o respeito e a individualidade foram muito bem trabalhados.

A professora Claudia, da Unidade de Higienópolis, também fez sua homenagem, de forma muito emocionada, agradecendo a cada um pela oportunidade de ter participado dessa fase da vida de cada um e que o momento não era uma despedida, mas a comprovação de que era um novo caminho.


Formatura dos alunos do CES

O professor Cristiano, do Período Complementar da Unidade Granja Vianna, também fez sua homenagem e, ao mesmo tempo, sua despedida do CES.

Agradeceu a escolha dos alunos para homenageá-lo, mesmo sem ter contato diário com eles. Disse ter aprendido muito no convívio, que fica muito feliz de ver onde cada um chegou e que agora é seguir e aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos, pois todos se desenvolveram e se superaram na cultura surda. Que a partir de agora, mesmo que em outras escolas, cada um tinha a missão de divulgar o conhecimento e a língua de sinais, com muito amor, respeito, sem desmerecer os novos amigos, entendendo a desinformação e desconhecimento, fazendo novas amizades, conhecendo novos lugares e divulgando, cada vez mais, a língua de sinais e representando a comunidade surda.

Posteriormente, o paraninfo da turma, Luis Eduardo Shoueri, fez uma bela homenagem aos alunos, incentivando os estudos, o planejamento de um futuro, contando sempre com o apoio dos pais e da escola, reforçando a capacidade que cada formando presente tem. Assim, fechou com Vygotskz: “Não é a surdez que define o destino das pessoas, mas o resultado do olhar da sociedade sobre a surdez”.

Na sequência, foi apresentado um vídeo com uma homenagem da equipe aos alunos e outro dos pais aos filhos e uma linda apresentação de uma poesia sinalizada, ao vivo, pelos alunos, para agradecer às famílias.

Para fechar com chave de ouro, após receberem o diploma, os alunos, familiares e amigos presentes foram recebidos para um coquetel de confraternização e celebração ao término desse ciclo tão importante.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.