10º Encontro do Dia do Surdo


ECS comemora 10 anos de Celebração do Dia do Surdo

O evento, que já faz parte do calendário comemorativo da comunidade surda, reuniu alunos de várias escolas e associações do Brasil

Com o objetivo de valorizar as manifestações da comunidade surda e incentivar um rico intercâmbio de expressões artísticas e culturais, a Escola para Crianças Surdas Rio Branco, realizou, no dia 25 de setembro, o 10º Encontro Comemorativo do Dia do Surdo.

Na abertura do evento, um grupo de alunos da Escola para Crianças surdas Rio Branco interpretou o Hino Nacional, por meio da Língua Brasileira de Sinais. Prestigiando a celebração, Dr. Ivo Nascimento, membro da diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo, representou o presidente, Eduardo de Barros Pimentel, declarando--se emocionado e feliz por constatar que os surdos vêm conquistando cada vez mais o seu espaço, nas manifestações culturais de nosso país, por meio de sua arte e talento.

Após, um vídeo com a retrospectiva dos 10 anos de comemoração do Dia do Surdo, com depoimentos da equipe da ECS, alunos e familiares, demonstraram a importância da valorização cultural de um grupo para o do fortalecimento de sua identidade e auto-estima.

Uma tarde repleta de magia brindou os mais de 500 convidados. O primeiro espetáculo intitulado O Circo, foi apresentado pelo Grupo de Dança da ECS Rio Branco. Os alunos realizaram uma poética homenagem ao Novo Circo – movimento recente que adiciona outras expressões como dança e teatro às técnicas do circo tradicional.

O movimento pop também foi presente no encontro, com a apresentação do Grupo de Dança Hard Style, que exibiu um número de street dance. Na sequência, a exibição de Como Nasceram as Estrelas deu o tom à festa. A releitura da obra homônima de Clarice Lispector, encenada pelo Grupo de Teatro da Escola para Crianças Surdas, foi uma expoente homenagem ao Ano Internacional da Astronomia.

No encerramento os participantes puderam desfrutar de uma animada peça teatral, O Mágico Trapalhão, da Cia Solar da Mímica. Com muita ludicidade, o Mágico surgiu no palco com seus infinitos trejeitos – sonolento e brincalhão. Ao se deparar com a platéia, convidou diversas crianças e convidados para brincar e encenar divertidas histórias, entre elas “ao deparar-se com um pássaro, a imediata certeza: prendê-lo só para si, sem perceber que a tristeza está na falta de liberdade. Passeia pela tristeza e alegria, contando sempre com seus novos amigos, entrando, enfim, no desespero ao ver o seu maior troféu morrendo... E então surge o grande momento - a consciência da importância da liberdade e do respeito humano”. Uma lição de vida e solidariedade!

Prestigiaram o evento: colaboradores da FRSP e suas mantidas; o Gerente de Relações Internacionais da FRSP, Roberto Bedrikow; a coordenadora do Cepro, Susana Penteado; o diretor da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, Roberto Alves de Sales; representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; o escritor Beto Junqueyra; parceiros e representantes da Academia Fórmula; o 1º Sargento da Polícia Militar de Carapicuíba, Renato Krul; a representante da ONG Aprendendo a Ouvir, Simone Terras; a coordenadora do curso de tradução e interpretação de libras da Universidade Metodista de Piracicaba, Kathyrin Marie Pacheco Harrison e representando a direção do Sesi de Cotia, o supervisor José Couver.

Também estiveram presentes à cerimônia os alunos do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física do Cepro, que aplaudiram as apresentações.


Galeria de imagens




Clique aqui e confira o folder