15º Encontro do Dia do Surdo


O Dia do Surdo foi celebrado duplamente esse ano pelo Centro de Educação para Surdos Rio Branco com uma programação especial. No dia 19 de setembro, foi realizada a 15ª edição do evento na Unidade Granja Vianna, e pela primeira vez em Higienópolis, no dia 13 de outubro. Toda a programação foi planejada para destacar a importância do respeito às diferenças e da valorização da Libras e da cultura surda.

Na Granja Vianna, a plateia presente, composta por alunos, familiares e pessoas envolvidas e interessadas na causa da surdez, pôde se divertir e se emocionar com as atividades apresentadas. A Cia. Trucks de Teatro encenou a peça Zooilógico; o grupo de teatro do CES apresentou "O pote vazio", abordando temas como perseverança, honestidade e sinceridade; e o evento contou com o show de piadas do professor Fábio de Sá e Silva. Foram apresentadas, também, releituras de obras de Cecília Meireles e Ziraldo e danças abordando temas como respeito, união, trabalho em equipe e liberdade.

Houve a exibição do vídeo "Sou Surdo", cujo objetivo é chamar a atenção do espectador para o preconceito sofrido, diariamente, por pessoas surdas, provocando e estimulando as pessoas a refletirem sobre os seus valores, esclarecendo questões e mostrando que o sujeito surdo possui uma identidade, língua e cultura própria e tem, embora com barreiras, as mesmas possibilidades que uma pessoa ouvinte.

Em Higienópolis o encontro foi direcionado aos alunos surdos e ouvintes da Educação Infantil, e contou com a participação das contadoras de histórias do Museu de Arte Moderna (MAM), Amarilis Reto e Mirela Estelles, que fizeram uma narração de histórias em Libras e Língua Portuguesa. Os alunos participaram, ainda, do momento de escolha livre (MEL) e como recordação desse dia especial foram presenteados com um DVD com videoclipes e contação de histórias em Libras.


Clique aqui e confira o folder