01/04/2015

Comemorações da Páscoa no CES

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco, no dia 1 de abril, promoveu atividades para celebrar a Páscoa entre os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Este ano, os alunos participaram de gincanas e brincadeiras apropriadas para cada série e idade, e de um concurso com a temática foi sobre a Páscoa.

Para deixar as comemorações ainda mais completas, pais de alunos coordenaram brincadeiras para as turmas. Célia Rodela, mãe do aluno Rafael do 2º ano, esculpiu balões para as crianças. Fabio e Rosemeire Aleixo, pais da aluna Dandara do 3º ano, trouxeram o coelhinho de estimação, chamado Branco, para passear na escola e brincar com os alunos.


Os alunos reunidos durante uma das atividades

“Com atividades e brincadeiras alegres e divertidas proporcionamos situações socioculturais lúdicas, nas quais as crianças têm a oportunidade de colocar em prática suas aprendizagens no relacionamento com o outro e na aquisição da língua brasileira de sinais”, explicou a coordenadora pedagógica, Cibelle Carlos Sousa Lima.

Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de brincadeiras organizadas na quadra da escola: bambolês como tocas de coelhos, esculturas de balões confeccionando orelhas de coelho, pintura de rosto e um quebra-cabeça gigante.

Já os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram de jogos e brincadeiras, como um “caça ao tesouro”, em que encontraram mensagens de Páscoa, uma brincadeira coletiva de roda, pintura de rosto e esculturas de balões.

Para o concurso cultural da Páscoa, os alunos deveriam que responder a seguinte pergunta: “O que significa a páscoa para você e sua família?”.


Durante uma das brincadeiras na gincana de páscoa

A partir disso os alunos do Jardim I ao 2º ano expressaram suas respostas por meio de desenhos e os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental criaram uma frase bilíngue, escrevendo em português e depois sinalizaram em Libras. Os alunos ganhadores receberam sua premiação no quadro “As crianças explicam”, divulgado nas redes sociais do CES.

Para Cibelle “a participação das famílias nas atividades escolares enriquece e valoriza a educação e a parceria da escola com a família”.

Ao final das comemorações, todos os alunos receberam uma colomba pascal do coordenador do Comitê de Desenvolvimento de Higienópolis da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Dino Samaja, e sua esposa Thereza, e ovos de Páscoa doados por uma das famílias.


Aluna do CES em uma das atividades

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.