22/05/2015

Alunos assistem palestra sobre Cultura Afro-brasileira

No dia 22 de maio, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco recebeu a palestrante surda e professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Priscilla Leonnor, formada em Letras/ Língua Brasileira de Sinais (Libras) para realizar uma palestra sobre “A Cultura Afro-brasileira da Bahia”.

A atividade teve como o objetivo apresentar para os alunos aspectos da cultura afro-brasileira e promover a valorização da cultura e da identidade negra de forma positiva e informativa.

Estavam presentes os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os professores do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Durante a palestra, foram abordados temas como a identidade negra, processos e fatos históricos como a escravidão e a libertação dos negros, o papel dos heróis negros, a diversidade racial na África, as marcas da cultura africana na Bahia e sobre diversidade cultural na alimentação, vestuário, capoeira, religião, língua e festas.


A palestrante Priscilla Leonnor durante a palestra no CES

Segundo Cibelle Sousa Lima, coordenadora Pedagógica do CES, os alunos gostaram muito da palestra, ficaram muito envolvidos com o tema e foram muito participativos com perguntas pertinentes, trocando informações e conhecimentos prévios, expondo curiosidades e desmistificando preconceitos.

“Palestras como esta enriquecem o trabalho pedagógico da escola e a formação dos estudantes, contribuindo positivamente para a construção de novos pontos de vista, de novos conhecimentos e colaborando com a formação ética dos alunos”, destacou.


Os alunos, professores e a palestrante depois da palestra

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.