02/09/2015

Projeto Humana Mente: Acnur e os refugiados

O Colégio Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveram mais um encontro semanal do Projeto Humana Mente, no dia 28 de agosto. Os professores Caio Mendes e Camila Vilar e a intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Lívia Vilas Boas coordenaram as ações com o tema “Acnur e os refugiados”.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna participaram das atividades e refletiram sobre o funcionamento e o papel do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e dos organismos da Organização das Nações Unidas (ONU), frente aos conflitos entre as diferentes nações.

Durante a reunião, foi debatido como esses organismos podem atuar para garantir os direitos humanos e, ao mesmo tempo, respeitar a soberania das nações. Os alunos que já participaram das atividades de simulação diplomática contribuíram com as discussões.
 
A complexidade do processo democrático também foi outro ponto ressaltado. Quanto mais democrático é um processo, mais demorado ele pode ser. Em um contexto de necessidade de ações imediatas, como resolver os conflitos? Essa questão também pautou o encontro.

Outro ponto refletido foram os números de mortos em chacinas, como o massacre que aconteceu em Osasco e do caminhão na Áustria com refugiados. Os alunos, do mesmo modo, pensaram sobre as seguintes questões: Quantas pessoas precisam morrer para esses acontecimentos terem visibilidade? O tema dos refugiados pode ou deve ser tratado a partir de números? Ao mesmo tempo em que números trazem frieza, eles são necessários para tratativas em âmbito mundial.

Entre as diversas referências artísticas compartilhadas durante essa série de encontros, está o trabalho fotográfico da ex-aluna riobranquina Mariana Monteiro. Atual aluna de Design da ESPM-SP, Mariana participou do projeto Humana Mente em 2014.


A ex-aluna Mariana Monteiro

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