01/07/2016

Xadrez: uma estratégia educacional

Por Rony Carvalheiro

Diversos estudos comprovam que o xadrez,  um dos passatempos mais conhecidos e mais antigos do mundo, traz vários benefícios para o desenvolvimento. Além disso, ao longo do tempo, percebeu-se, também, o seu valor educativo. Assim, desde o segundo semestre de 2015, a atividade começou a fazer parte da grade do Período Complementar do Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

"O objetivo da aula é estimular e desenvolver vários fatores da aprendizagem no campo da cognição, principalmente, o raciocínio, a reflexão, a concentração e a memorização", explicou o professor surdo Alexandre Melendes.

Avanços significativos no desenvolvimento dos alunos foram observados, como a melhora em relação a atenção, paciência, estratégia de planejamento e espírito esportivo, gerando a consciência de que todos são capazes, mas que nem sempre é possível vencer. "Nas aulas, os alunos não aprendem apenas os sinais e as regras do jogo, é muito além disso. Com as aulas de xadrez as crianças aprendem que na vida temos regras a serem seguidas , bem como o respeito ao próximo. Buscamos, também, preparar o aluno para enfrentar os desafios da vida, entendendo que decisões precisam ser tomadas e que algumas dependem apenas deles", ressalta o professor.


Os alunos jogando xadrez

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.