01/08/2016

Profissionais da escola se apresentam no V Curso de Implante Coclear para Profissionais da Educação

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição durante o V Curso de Implante Coclear para Profissionais da Educação, realizado em 01 de julho, pela Fundação de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, com apoio da Politec.

A coordenadora pedagógica do CES Rio Branco, Cibelle Sousa Lima, apresentou a palestra “Letramento e Alfabetização de Crianças Surdas Bilíngues Implantadas” e o professor surdo, Fábio de Sá, também participou com um relato sobre sua experiência enquanto professor. A fonoaudióloga do CES Rio Branco, Adriene Moraes Rosa, também prestigiou as apresentações.

Em sua palestra, Cibelle Souza Lima falou sobre a história do CES, sua organização, concepções pedagógicas e práticas, além do conceito de bilinguismo para surdos e dos fundamentos do ensino de português como segunda língua.

O professor Fábio de Sá discorreu sobre a cultura, língua e identidade surda, tratou da importância da participação e parceria das famílias na educação das crianças, do papel do adulto surdo na educação bilíngue e das diferentes estratégias usadas no ensino da Libras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

O encontrou reuniu profissionais de diferentes áreas e teve como objetivo fornecer informações sobre o implante coclear e atualizar cientificamente os participantes.

“A participação do CES Rio Branco foi muito importante e significativa, pois representa um diálogo entre dois sistemas distintos - o sistema de educação bilíngue para surdos e o sistema de saúde e reabilitação auditiva  e um avanço no atendimento multidisciplinar destas crianças e suas famílias”, destacou a coordenadora pedagógica.


Cibelle Sousa Lima e Fábio de Sá durante o V Curso de Implante Coclear para Profissionais da Educação

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.