02/10/2017

18° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Por Ivete Glinglani, voluntária do CES Rio Branco

Em um dia muito especial e esperado pela comunidade surda, em 29 de setembro, na Unidade Granja Vianna, aconteceu o 18° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo, do Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

O evento, dividido em três espaços, contou com apresentações de danças, poesias, teatro, contação de histórias, recreação e muito mais.

Apresentações surpreenderam a plateia

No auditório, a abertura se deu com a maravilhosa apresentação dos alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, com a dança “Transformação”, uma produção da professora Ana Paula Piragibe, em parceria com a coreógrafa Márcia Billar. Em seguida, lindas e intensas poesias foram sinalizadas por Wilson Santos e Leonardo Castilho, abordando o universo da surdez e mostrando as dificuldades e adaptações que os surdos encontram para aprenderem a se expressar e se comunicar em uma sociedade majoritariamente ouvinte. Foram momentos muito marcantes, tocando e emocionando a plateia com uma profunda reflexão.

Em seguida, mais uma vez, os alunos dos 4° e 5° ano do Ensino Fundamental tomaram conta do palco com a peça de teatro “Sonho Azul”, desenvolvida pelo Grupo de Teatro da instituição, coordenados pelo professor Alexandre Melendes, em parceria com a diretora teatral Liliane Zimermann, comovendo a todos com um tema para refletir: os sonhos e o futuro de uma criança surda.

Apesar de sensível, a peça garantiu muitas risadas com o talento e desenvoltura dos alunos. A emoção, diversão e risadas foram garantidas!
Falando em diversão, não poderiam faltar as piadas do professor Fábio de Sá, que, em um segundo momento, junto ao artista Ricardo Boaretto, surpreendeu a todos com a apresentação de uma poesia Vernáculo Visual. Usando o instrumento surdo, eles fizeram ritmos e compassos para contar a poesia, trazendo uma interação de sentidos entre plateia surda e ouvinte, que pôde descobrir a aptidão dos surdos com as vibrações de instrumentos como forma de ritmo musical.

Tivemos, também, a equipe do Coletivo Humanamente, que, carinhosamente, compartilhou o prêmio recebido no concurso “O Valente Não É Violento”, pelo vídeo intitulado “Humana Mente apresenta: Como seria o mundo…?”, com o CES Rio Branco e a divulgação de seu novo e comovente projeto 2018 e o mais novo e lindo vídeo Alfabeto da Intolerância.

Na sequência, Edinho Santos apresentou as atividades acessíveis e abertas ao público do Instituto Itaú Cultural e a divulgação do interessante e inovador projeto de educação “Duvidando”, um canal acessível no YouTube, onde surdos e ouvintes podem tirar dúvidas sobre diferentes temas escolares.

Para encerrar esse dia tão maravilhoso, houve a participação especial do Coletivo Grão com a peça infantil “FEIO”, uma adaptação do tão conhecido conto infantil “Patinho Feio”, concebida de forma acessível para surdos e cegos. Todos os presentes entraram no universo infantil de uma forma muito divertida, não só pela apresentação engraçadíssima, mas pela forma como foi realizada, sem o uso de ferramentas de adaptação e tradução, apenas usando recursos de teatralidade. Uma técnica que surpreendeu a todos!

Recreação e contação de histórias

Em um espaço produzido especialmente para a atividade, desenvolvida para crianças de 0 a 10 anos, alunos e familiares tiveram a oportunidade de assistir diferentes contações de histórias, realizadas pelas professoras Amarilis Reto e Cláudia Akemi. Todos os presentes puderam se divertir e viajar pelo mundo da imaginação!

E a diversão não parou por aí! Os pequenos puderam brincar em um espaço equipado com pula-pula, escorregadores gigantes, piscina de bolinha, montado pelo Menino Brinquedos Locações, em mais um ano de parceria, para recreação.

Esse foi mais um Encontro realizado para homenagear os alunos do CES, crianças em formação escolar que merecem todo cuidado e carinho necessários para seu desenvolvimento como cidadãos e sempre com o apoio de seus familiares. E mais uma vez, foi cumprido com muita alegria e sucesso!
Para a realização do encontro, a escola contou com o apoio de todos os colaboradores e voluntários do CES Rio Branco, assim como dos nossos parceiros: Ateliê de Costura Kessa, Cia Escola de Artes, Coletivo Grão, Kim Pães e Saint Luiger Sorvetes.

Galeria de imagens

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.