26/09/2018

Comemorações ao Setembro Azul e ao Dia Nacional do Surdo

Com o objetivo de celebrar o Setembro Azul e o Dia Nacional do Surdo, aconteceram, nas unidades Granja Vianna e Higienópolis, diversas atividades envolvendo alunos e educadores.

Na Unidade Granja Vianna, além dos já tradicionais murais que enfeitam de azul os corredores da instituição durante o mês, lanches coletivos e apresentações culturais fizeram parte das atividades. Já na Unidade Higienópolis, uma palestra sobre a importância do Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, e sobre as lutas pelos direitos da comunidade surda marcaram o dia de alunos surdos e ouvintes, do Colégio Rio Branco. Para marcar a data, na Unidade, também foram confeccionados murais artísticos e diversos vídeos sobre o universo da surdez, que foram exibidos nos televisores para conscientizar toda a comunidade riobranquina.


Dia Nacional do Surdo

Além disso, com o objetivo de divulgar o trabalho da instituição, bem como a Língua Brasileira de Sinais e a Cultura Surda, diversos profissionais do Centro de Educação para Surdos Rio Branco marcaram presença em eventos externos comemorativos ao movimento. O professor Fábio de Sá realizou palestras no Itaú Cultural, no XVII Congresso Internacional e no XXIII Seminário Nacional do INES. Na 11ª Semana do Surdo, da Prefeitura de Guarulhos, o professor esteve em parceria com a coordenadora pedagógica Cibelle Lima e a professora Amarílis Reto. Fábio também realizou contação de histórias com Mirela Estelles, em diversas unidades do Sesc.

O Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, em que se celebra as diversas conquistas obtidas pelos surdos ao longo dos anos e se conscientiza das lutas ainda travadas pela inclusão social, educação bilíngue de qualidade, acessibilidade e muitas outras.

Comemorando o Setembro Azul e o Dia Nacional do Surdo

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.