02/05/2019

CES Rio Branco recebe Karina Vaneska e Claudia Hayakawa para celebrar o dia do Trabalho

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Trabalho, no dia 2 de maio, foram realizadas, no Centro de Educação para Surdos Rio Branco, as tradicionais palestras com profissionais surdos que atuam em diversas áreas, ampliando possibilidades de escolha profissional para os alunos.

Na Unidade Higienópolis, Claudia Hayakawa, formada em gastronomia e Letras-Libras, professora, tradutora e intérprete de Libras, consultora na área da surdez e autora do blog “O mundo na minha mochila”, falou sobre sua trajetória no mercado de trabalho. Para abordar o mesmo tema, na Unidade Granja Vianna, as turmas do Ensino Fundamental e suas famílias receberam Karina Vaneska Pereira de Carvalho, formada em Administração e Pedagogia.

Os presentes puderam conhecer um pouco de suas histórias, formações acadêmicas e atuações profissionais. “É um momento muito especial para as crianças e seus familiares! Ter referências e contato com profissionais surdos bem-sucedidos é sempre importante”, relatou a professora Géssica Domingues. “A mensagem que fica é que, se esforçarem-se, eles podem se destacar em tudo que fizerem”, contou.


A palestrante Karina Vaneska Pereira de Carvalho com os alunos

Conhecendo a própria história
Na Unidade Granja Vianna a reflexão sobre a palestra foi além para os alunos do 4° ano. “Percebi que os alunos demonstraram muito interesse pela história de vida da Karina, principalmente sobre a sua surdez, já que ela era ouvinte e na infância ficou surda”, contou a professora Tatiana Moreira. A partir dessa percepção, a professora guiou os alunos em uma atividade para que pudessem entrar em contato com sua própria história: por que você é surdo? Nem todos sabiam responder, então realizaram uma entrevista em casa e depois apresentaram sua própria história em sala de aula.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.