31/08/2019

Alunos participam do projeto Sailing Sense

Para encerrar o mês de agosto de forma especial, os alunos de 4º e 5º ano, das Unidades Granja Vianna e Higienópolis, participaram de um momento especial: uma vivência náutica na Represa de Guarapiranga, promovida pelo maravilhoso projeto Sailing Sense.

Idealizado pelo presidente Miguel Olio, o projeto visa promover de forma gratuita, vivências náuticas para as pessoas com alguma deficiência (surdocegueira, múltiplas deficiências sensoriais, autismo, surdez, cegueira e síndrome de Down). Os participantes aprendem a conduzir as embarcações, sendo responsáveis tanto pelo leme, dando direção ao veleiro, quanto pelos cabos e velas.

“Com estas ações conseguimos trabalhar pontos essenciais no desenvolvimento holístico destas pessoas, baseado na tríade: autoconhecimento, prática de atividade física e empoderamento.”, relata Miguel.


Alunos durante vivência náutica na Represa de Guarapiranga, projeto Sailing Sense

Participaram da atividade 20 alunos, 8 famílias e 9 profissionais do CES Rio Branco. Um colaborador do CES atuou como intérprete para o desenvolvimento da prática possibilitando a comunicação entre os alunos e os especialistas na embarcação a vela. Todos os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos e, ao final, todos queriam repetir a atividade.

“Todo mundo estava contente por ter vivenciado essa experiência, todos foram embora felizes!”, contou a professora Tatiana Paula de Jesus Moreira. “Estar na represa, ver cada um desempenhar a sua atividade e a importância do seu papel na equipe, entender o comando, trocar os papéis e, principalmente, trabalhar em equipe foram os pontos mais importantes da atividade”, completou.

Para fechar o dia com chave de ouro, o grupo foi convidado a participar, dando sugestões para criação de sinais, até então inexistentes, para identificar cada parte do barco, em conjunto com a equipe do Sailing Sense.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.