14/02/2020

Professor ministra oficina na Universidade Estadual de Londrina

No dia 14 de fevereiro, o professor do Período Complementar, Alexandre Jurado Melendes, representou o Centro de Educação para Surdos Rio Branco na Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda, da Universidade Estadual de Londrina - PR, ministrando uma oficina, junto com a professora surdocega, Rosani Suzin Santos, com o objetivo de formar intérpretes/tradutores de Língua Brasileira de Sinais Tátil.

Alexandre, que é formado pela mesma professora, em curso realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacou que, embora a profissão tenha ganhado mais destaque devido à visibilidade do tema no país, ela ainda é pouco discutida. "Muitas pessoas acreditam que ser intérprete de Língua Brasileira de Sinais Tátil é fácil, mas não é! Requer muita responsabilidade e exige muita dedicação!", afirmou o professor Alexandre.

"É muito comum que as pessoas achem que basta ser intérprete, mas não é verdade! É preciso cursos específicos, pois, além da tradução, é necessário saber a ética profissional, conhecer a interpretação tátil e háptica, além de interpretar, traduzir e descrever situações e expressões que seriam vistas ao público vidente", conclui o professor.


Alexandre Melendes, durante palestra na Universidade Estadual de Londrina

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.