06/12/2021

Mostras culturais encerram o ano com chave de ouro

Buscando continuamente melhorar e inovar seu processo de escolarização de crianças surdas, desde de 2020 o ano letivo do Centro de Educação para Surdos Rio Branco é dividido em 4 Ciclos. Os ciclos 1, 2 e 3 são os ciclos fundamentais e de maior duração. Já o Ciclo 4, é o ciclo Síntese de menor duração e de estrutura avaliativa específica, atendendo às diferentes demandas de aprendizagem e de interesses dos grupos e cada aluno, por isso é dividido em duas etapas: “Aprimoramento” e “Consolidação”.

A “consolidação” acontece caso o aluno não tenha atingido os pontos necessários e tem como objetivo oferecer atividades de retomada dos conteúdos e avaliativas, adequadas à faixa etária e ao ano escolar, como oportunidade de revisar conhecimentos e, também, recomposição de notas. Já o “Aprimoramento” propõe projetos interdisciplinares atendendo às demandas de aprendizagem e interesse das turmas e que buscam estimular os alunos a revisitar assuntos e conteúdos trabalhados aprimorando os temas de maior interesse. Ao final do Ciclo, todos os estudantes participam de um projeto e desenvolvem um produto final que atenda tais demandas.

“Buscamos sempre a abordagem interdisciplinar do conhecimento, considerando a intersecção das diversas áreas, promovendo o conhecimento científico”, conta a coordenadora pedagógica da instituição, Débora Caetano. “Afinal, nossa instituição atua numa perspectiva bilíngue, onde a língua de sinais é a L1 e a língua portuguesa, em modalidade escrita, é a L2. A característica transversal das línguas, em nosso caso, dessas duas línguas, envolve o desenvolvimento de competências essenciais no sentido de instrumentalizar os alunos, para o acesso ao conhecimento. Neste sentido, o trabalho envolve a transversalidade das línguas e a interdisciplinaridade das diversas áreas do conhecimento, favorecida pela produção de projetos relacionando o trabalho em torno da interação oralidade-leitura-escrita com a abordagem de outras áreas curriculares”, completa.

Para finalizar esse Ciclo com chave de ouro, os projetos desenvolvidos foram divulgados e apresentados pelos alunos às famílias em duas Mostras Culturais realizadas, de forma remota, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Mostra Cultural

Abaixo, confira detalhes de todos os trabalhos realizados:

O mundo da imaginação como projeto de desenvolvimento de linguagem

No grupo do Infantil 4, o trabalho desenvolvido no decorrer do ano de 2021 foi focado na aquisição de língua, alicerçada nos eixos da brincadeira como meio de desenvolvimento e de aprendizagem social; a construção de identidade e da autonomia e o desenvolvimento de diferentes linguagens, sendo elas: a língua de sinais, imagens corporeidade, tecnologia e escrita. Para que o objetivo fosse alcançado, o mundo da fantasia e o brincar, foram trazidos, pelas professoras Adriana Maria Vieira e Géssica Domingues, em diferentes propostas que estimularam, ainda mais, a imaginação com o mundo mágico dos Contos de Fada, gênero literário trabalhado pela turma, proposto na BNCC, Base Nacional Comum Curricular.

Durante todo ano e, principalmente, no Ciclo 4, relembrar e conhecer novos Contos de Fada foram atividades recorrentes, sempre respeitando a maturidade e o tempo de atenção da turma. “Fomos contando cada história ‘em capítulos’ e, ao final de cada parte, uma questão era feita para que as crianças pudessem refletir e inferir sobre o conto”, conta a professora Adriana. “Isso foi uma grande oportunidade de aprender a se expressar e observar a ideia do outro, dentro deste contexto imaginário.”, completa Adriana. Todas as observações eram anotadas, tabuladas e relembradas para continuação do próximo ‘capítulo’ que daria sequência ao conto.

Parte, também, essencial do projeto foi a produção de cenários para que os alunos pudessem continuar a proposta em casa, com sua família, estimulando sempre a continuidade e o desenvolvimento de todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

“É importantíssimo salientar também que cada criança não era mera espectadora, os pequenos também foram responsáveis por contar suas próprias histórias. Verdadeiros protagonistas!”, completa Adriana.
Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/bookInfantil42021

Tem festa no jardim da turma do Infantil 5

“Tem festa no jardim” do Infantil 5 e nós podemos provar!
Em mais uma produção bilíngue, os alunos do Infantil 5, com orientação das professoras Amarílis Reto Ferreira e Géssica Domingues produziram o livro “Tem festa no jardim”, com, além da trajetória do projeto, também, lindas poesias criadas pelo próprio grupo.

“O nosso projeto teve início no Ciclo 3, quando começamos a trabalhar o gênero literário proposto para o ano: a poesia, através do livro de Paulo Leminski ‘O Bicho Alfabeto’”, conta a professora Amarílis. A partir de então, os alunos puderam ter contato com as obras, compreender a arte e com as dinâmicas e diversas atividades propostas, tiveram oportunidade de aprenderem a compor suas próprias obras a partir de conhecimentos adquiridos em outros campos de conhecimento e das vivências do dia-a-dia.

“As poesias que vocês podem encontrar no nosso livro foram cultivadas nos jardins da escola, declamadas em Libras e ilustradas pelos próprios poetas, nossos alunos. Não esqueçam de acessar o nosso livro! Estão todos convidados para a festa no nosso Jardim!”, completa ela.

Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/bookInfantil52021

Eu e os outros

Com objetivo de valorizar as diferentes descobertas e todo o desenvolvimento alcançado, diversos temas compuseram o maravilhoso projeto do grupo do 1° ano. Com o título “Eu e os outros”, que faz alusão ao campo de experiência “Eu, o outro e o nós”, da BNCC e com orientação das professoras Mirtes Hayakawa e Dábilla Florêncio, o livro é um produto inteiramente produzido pelos alunos, por meio de seus relatos, pesquisas, experiências e vivências.

Durante todo o ano letivo, a turma estudou sua história, sua vida, família e o papel de cada um na sociedade, por meio do campo de experiência e suas diversas habilidades. No Ciclo 1, foi o momento de viajar pelo seu “Mundo pessoal”, descobrindo o seu lugar no sociedade e onde ela habita, já nos Ciclos 2 e 3 “Eu, meu grupo social e meu tempo”, foi a habilidade trabalhada por meio de diversas pesquisas realizadas em parceria com as famílias. Após conhecerem mais sobre si mesmos, puderam registrar todo o processo em diversas propostas que vão de uma incrível linha do tempo da vida de cada um até vídeos com os paralelos que a configuração de mãos de seus sinais faziam com outros sinais presentes em seus vocabulários.

Além disso, é importante destacar também um outro projeto que compõe este rico produto final: um lindo vídeo com uma conhecida trova. O gênero literário, que foi apresentado aos alunos em diferentes oportunidades e trabalhado, também, durante todo o ano letivo no livro “Diga um verso bem bonito”, de Maria Jose Nobrega, claro, não poderia ficar de fora! No Ciclo 4, após conhecerem o gênero, sua composição e estrutura, a turma escolheu a sua preferida, para sinalizar fechando o livro com chave de ouro.

Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/book1ano2021

Eu e minhas histórias

Para quem não sabe, o registro do final de semana há anos tornou-se uma atividade muito importante na rotina de todas as turmas do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Desde a Educação Infantil os alunos exercitam esse relato valorizando as experiências vividas, para além de compartilhá-las com os colegas, possam organizar o pensamento e ampliar a língua de sinais. Aproveitando então essa atividade, as professoras Cristina Mota, Gessica Domingues e Thais Ribeiro, ofereceram ao 2° ano, Unidade Granja Vianna diferentes atividades, com uma diversidade de propostas para que o grupo produzisse o seu livro.

Em mais um processo interdisciplinar, que trabalha diversas habilidades das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, o projeto visou com que tais relatos diários começassem a se estruturar também em Português, como prática social da escrita. “Desta forma, além de contarem suas histórias, como protagonistas, conseguimos com que cada aluno aprimore sua leitura e escrita. Nosso trabalho bilíngue (Língua Brasileira de Sinais, como L1 e Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua) foi avançando de acordo com as ofertas de estratégias da língua escrita de forma significativa, sempre ampliando o vocabulário do grupo.”, conta a professora Cristina. “Foi um projeto muito especial, que resultou em algo que todos nos orgulhamos muito!”, completa ela.

A apresentação do grupo, que como as outras, aconteceu de forma remota para todas as famílias, foi recheada de alegria e emoção dos pais que acompanharam admirados o desenvolvimento de seus filhos.

Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/book2ano2021

Aprendendo no mundo do conto de fadas

Em mais um projeto interdisciplinar os alunos do 3° ano, orientados pelas professoras Tatiana Moreira e Dábilla Florêncio e, em parceria com o professor de Libras da instituição, Danilo Oliveira, produziram um livro, bilíngue, que inclui além do diário de bordo da turma, também, recontos com histórias em quadrinhos e um teatro pra lá de especial.

O livro, que também foi apresentado na Mostra Cultural, realizada no dia 3 de dezembro, conta a trajetória do grupo no mundo dos contos de fadas explorados a partir do livro paradidático “Meu primeiro livro de conto de fadas”, de Mary Hoffman. A obra, que contém grandes clássicos, foi apresentada ao grupo de forma bilíngue ou seja em Língua Brasileira de Sinais e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita e com ela, diversas atividades foram propostas durante todo o ano letivo fazendo com que cada estudante, além de compreender o gênero literário, a estrutura e os elementos fundamentais do gênero, se encantassem e o escolhessem para dar continuidade ao processo e produzir o trabalho de conclusão no Aprimoramento, do Ciclo 4.

“As crianças gostaram muito do livro e suas histórias, por isso decidimos, também, levá-lo para o Ciclo 4”, conta a professora Tatiana. “A partir de então, para que pudéssemos desenvolver o projeto, com diferentes e novas atividades, pedi para a turma escolher uma história que ainda não conheciam, então, escolheram 'A mulher do pescador', do Irmãos Grimm e recontada por Mary". completa a professora.

Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/book3ano2021

Preconceitos traz diversas reflexões para alunos do 4° ano

Em um projeto multidisciplinar que integra as disciplinas Língua Portuguesa, História, Libras, Tecnologia e Artes, “Preconceito” foi o tema escolhido pelo grupo do 4° ano, Unidade Granja Vianna.

No dia 29 de outubro, os alunos do Ensino Fundamental participaram de uma atividade muito especial que os motivou na escolha do tema: uma visita monitorada, a “Ocupação Sueli Carneiro”, do Itaú Cultural. Após o Evento, que aconteceu de forma remota, a Filósofa, que é uma das maiores ativista antirracismo do país e parte do movimento social negro brasileiro, se tornou a grande inspiração e referência para a turma.

Orientados pela professora Amandine Lorthiois, em parceria com o professor Alexandre Melendes e a professora Dábilla Florêncio, o projeto contou com sensibilizações, diversas leituras e interpretações, produções com diferentes gêneros textuais, em Língua Portuguesa e, também, Libras, primeira língua dos alunos.

“Após a definição do tema do projeto, escolhemos a pergunta ‘Como diminuir o preconceito que todos têm?’, pois depois de diversas leituras e discussões, os alunos perceberam que nós também temos os nossos próprios preconceitos”, contou a professora Amandine. “Além do racismo, que foi muito discutido, também conversamos sobre outros tipos de discriminações", completou ela.

O projeto final apresentado, também, no Book Creator de forma bilíngue, com textos e vídeos, trouxe uma resposta importante a pergunta disparadora: para diminuir a discriminação, devemos perceber nossos próprios preconceitos, discutir sobre o assunto, refletir e sempre pensar antes de falar algo para alguém.

Para conferir o trabalho, acesse: https://bit.ly/book4ano2021

Cordelibras

Partindo do interesse pela diversidade no Brasil, o grupo do 4° ano, unidade Higienópolis, produziu um “Diário de Bordo” muito especial!

Dividido em 3 etapas: sensibilização e escolha do tema, Cordel e Cordelibras e produto final: o livro, a mostra e o agradecimento, o projeto teve início no Ciclo 3, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, após a leitura do livro paradidático “A diversidade”, de Tatiana Belinky e aos estudos das regiões brasileiras, respectivamente.

Na oportunidade, além das variações em seus biomas, vegetação, arte e, claro, cultural, os alunos também estudaram as variações e regionalismo da Língua Brasileira de Sinais, o que foi também registrado e inserido no livro.

Após longas pesquisas, discussões e reflexões, orientados pela professora Claudia Akemi, a turma escolheu a região Nordeste e uma das suas maiores expressões artísticas para pesquisa e desenvolvimento do trabalho: o Cordel.
Ao estudar a arte, o grupo conheceu os elementos e estrutura que compõe um Cordel, grandes personagens autores, inclusive, por meio de encontros com grandes nomes como o famoso cordelista César Obeid ou com a cordelista e coordenadora do projeto “Mãos Arretadas”, Klícia Araújo.

O produto final além dos Cordéis produzidos pelos alunos, o livro tem também todas as descobertas durante todo este processo.
Vale muito a pena a leitura!

Para conferir os trabalhos, acesse: https://bit.ly/book4anoHIG2021

Reescrevendo um clássico

Com o gênero literário “contos” sendo trabalhado pelo do 5º ano do Ensino Fundamental, os professores Cibelle Arello, Géssica Domingues, Danilo Oliveira, Fabiane Spinetti, Patrícia Régis e Thaís Ferreira propuseram ao grupo um projeto interdisciplinar muito especial: reescrever um clássico da literatura brasileira, de forma bilíngue. A obra escolhida pelo grupo foi o paradidático “Contos de enganar a Morte”, de Ricardo de Azevedo.

Todas as etapas da produção do livro do grupo, do início ao fim, foi realizada pelos próprios estudantes, desde leituras compartilhadas, registros escritos, desenhos de personagens e cenários, gravações da contação histórias, quadrinhos, xilogravuras, edições, entre outros.

“A proposta da reescrita e contação de histórias do livro: “Contos de enganar a Morte”, também ofereceu a oportunidade de reflexões sobre o tema da própria morte, movimentando o assunto com naturalidade da qual é parte inseparável da vida.”, conta a professora Cibelle Arello.

Como todos os projetos das demais turmas, o trabalho foi realizado de forma interdisciplinar e, para a turma, seguindo os passos do“Project Based Learning (PBL)” (aprendizagem baseada em projetos), onde, segundo Marcelo Claro, especialista em ferramentas e soluções aplicadas a educação “As habilidades para o século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.”

“Além de todas as etapas descritas, um grande desafio foi usar a ferramenta Book Creator para montar um e-book (livro em suporte digital) usando a reescrita de contos populares e contação registrada em vídeos em Libras. Tudo nos deixou muito orgulhosos e esperamos que gostem do resultado final!”, completa Cibelle.

Para conferir os trabalhos, acesse:

O último dia na vida do ferreiro - https://bit.ly/book5ano2021-I

O moço não queria morrer - https://bit.ly/book5ano2021-II

A morte assustadora de Zé Malandro - https://bit.ly/book5ano2021-III

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