04/07/2022

Centro de Educação para Surdos Rio Branco recebe prêmios do Coletivo Humana Mente

O Coletivo Humana Mente conquistou, na categoria Equipe Escolar, o Prêmio Escola Diversa e ofereceu a premiação ao Centro de Educação para Surdos Rio Branco e, no dia 30 de junho, os alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental e educadores da Fundação de Rotarianos de São Paulo participaram de duas Oficinas promovidas pela Piraporiando.

Na primeira, os alunos puderam conferir uma linda contação de histórias do livro “As incríveis aventuras de Nairobi na terra do não”, com importantes momentos de reflexão. Para finalizar, realizaram uma dinâmica oferecida por integrantes do Coletivo, incluindo ex-alunos do CES Rio Branco.

“Momentos como este são de suma importância para desenvolvermos, com nossos alunos e toda a comunidade escolar, uma educação antirracista”, afirma a diretora da insituição, Sabine Vergamini. “Discutir esta temática com todos, alunos e educadores e refletir sobre nossas emoções e ações, dentro deste universo racista que crescemos e vivemos e sobre o outro, o cuidado com o outro é essencial!”, completa ela.

Já a oficina “Trilhas da Diversidade”, oferecida como parte do Prêmio, aos educadores da Fundação e contou com uma importante roda de conversa, com sensibilizações e reflexões. O encontro foi uma atividade formativa com foco nas relações étnico-raciais para uma educação antirracista, antibullying, antipreconceitos e que promova a equidade de gênero.

“O fato de termos profissionais surdos e ouvintes, de diferentes mantidas da Fundação de Rotarianos de São Paulo gera um espaço de inclusão, de diversidade. E podermos discutir as questões étnicos raciais é um verdadeiro espaço de transformação, inclusive, por meio de experiências e vivências relatadas pelos presentes.”

Além das Oficinas e o Troféu Escola Diversa, o Coletivo também ganhou dois notebooks e dois títulos, “Contos Piraporianos” e “A história do velho Nestor”, da Piraporiando que, na ocasião, foram doados à instituição.

Para quem ainda não conhece, o Coletivo Humana Mente, do Colégio Rio Branco, e grande parceiro do Centro de Educação para Surdos Rio Branco é composto por alunos, professores e tradutores, intérpretes de Libras e, desde 2013, tem como objetivo discutir temas do cotidiano que sejam importantes e ajudem a refletir sobre a maneira de ser e estar no mundo. É importante salientar, também, que o Coletivo trabalha com diferentes princípios básicos e um deles é a inclusão. Todas as atividades e projetos desenvolvidos são acessíveis para a comunidade surda.



CES recebe prêmios do Coletivo Humana Mente e os alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental e educadores participaram de duas Oficinas promovidas pela Piraporiando

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.