22/08/2022

Alunos do Centro de Educação para Surdos celebram o folclore

Com o objetivo de celebrar uma das datas mais importantes para a cultura nacional, os alunos do Centro de Educação para Surdos Rio Branco comemoraram na semana do dia 22 de agosto, o Dia do Folclore.

Diversas atividades foram desenvolvidas pelas turmas: para os grupos do Ensino Fundamental, apresentações sobre os personagens do folclore e muitos momentos de contação de histórias fizeram parte da semana dos alunos. 

Já para Educação Infantil, após conhecerem os personagens e assistirem contações de histórias sobre o tema, os grupos confeccionaram um lindo mural, encerrando a comemoração com chave de ouro.

 
Grupo produz almanaque do Folclore

Para o grupo do 2° ano, as professoras Cristina Mota e Géssica Domingues propuseram um projeto diferente e mais extenso, com cerca de 2 semanas. Com o objetivo de ampliar a bagagem cultural de cada aluno e enriquecer o vocabulário em sua segunda língua, o Português. os alunos produziram um almanaque: a latinha “Curiosidades do folclore”, que continha diversos personagens como o Saci, Curupira e muito mais.

Para isso, todas as aulas de Língua Portuguesa iniciavam com uma contação de história, da professora Cristina Mota apresentando sempre uma lenda diferente. Na sequência, após uma divertida roda de conversa onde a turma estabeleceu as principais características do personagem do dia, era hora de rechear a latinha, com uma carta do personagem que continha um texto com as curiosidades e uma linda arte com um desenho e uma dobradura para ilustrá-lo.

 

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.