16/08/2018

A assistente social Luciana Scarabelli é voluntária do CES Rio Branco

No dia 16 de agosto, aconteceu, na Unidade Granja Vianna, dois bate-papos com Luciana Scarabeli, assistente social e, agora, voluntária do CES Rio Branco.

Nos encontros, que aconteceram nos períodos matutino e vespertino, além de se apresentar e explicar como funcionará seu trabalho na escola, Luciana pode esclarecer diversas dúvidas das famílias sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, explicar sobre seus benefícios e direitos adquiridos e abordar a importância das relações da criança surda e sua família.

“Eu adorei! Achei importante saber dos direitos das crianças com deficiências. Porque, mesmo com tantos meios de comunicação que temos hoje, muitas pessoas ainda não têm conhecimento de seus direitos e dos direitos dos seus filhos. Foi muito esclarecedor!”, relatou Jose, mãe das alunas Beatriz e Nathália, do 2° ano do Ensino Fundamental.

Além da troca e compartilhamento de informações, o dia ainda contou com muita emoção e gratidão. No primeiro momento do encontro, Luciana usou uma metáfora, que tem como base o livro “A cidade dos carregadores de pedras”, de Sandra Branco, e conversou com os familiares sobre a culpa e os pesos que carregamos durante toda a vida, fazendo com que tenhamos dificuldades de ir em frente.

“A tarde foi muito produtiva! Eu gostaria de dizer muito obrigada a toda equipe do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, pelo acolhimento para com nossas crianças e familiares! Falo por mim: sem vocês eu não sei o que séria de nós e de nossas crianças. Sou muito grata!”, disse Valdirene, mãe da aluna Sophya.


Conversa com Luciana Scarabeli, assistente social e, agora, voluntária do CES

“Ainda estou alimentando meu coração e minha cabeça de tudo que foi dito! Foi incrível! Saí com a sensação de poder ter feito algo ao próximo, ter compartilhado com as pessoas um pouquinho de tudo que eu aprendi ao longo desses anos, no trabalho com famílias.”, completa Luciana Scarabeli.

A assistente social participou do VII Café com Voluntário, realizado no primeiro semestre de 2018, e iniciou seu trabalho voluntário na instituição no mês julho, no período de vivência, e agora, a partir desse encontro, estará, na Unidade Granja Vianna, para atender as famílias, todas as quintas-feiras a tarde ou em horários pré-estabelecidos.

A parceria foi celebrada pelas famílias que já conhecem o seu trabalho. “Que parceria maravilhosa. Luciana e CES!”, disse Sabine Schaade, mãe do aluno Guilherme. “Ela é incrível! Sou uma pessoa melhor hoje e ela é uma das pessoas que contribuiu para isso acontecer”, contou Valeria Estevam Cocchi, mãe do aluno Rafael.

Assistente social há anos, Luciana é diretora executiva do Instituto Escuta, instituição que tem como objetivo utilizar as relações afetivas para o desenvolvimento máximo de crianças surdas que usam implante coclear e de suas famílias.

Para saber mais do trabalho realizado na instituição, acesse: http://institutoescuta.org.br/

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.