14/02/2022

Projeto L1 + L2

Buscando continuamente melhorar e inovar seu processo de escolarização das crianças surdas, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco implementou para o ano letivo de 2022 o Projeto L1 + L2.

O Projeto, que envolve as turmas do 2º ao 5º ano, fases em que o uso da escrita se intensifica, tem como objetivo buscar aprimoramento do trânsito entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, estabelecendo uma ponte mais sólida entre elas, tanto para a compreensão quanto para a emissão, considerando a função social de ambas, com a língua de sinais como língua de instrução fortalecendo a apropriação da Língua Portuguesa.

“A aquisição da L1 é nossa preocupação inicial, pois a criança só poderá se apropriar do uso da L2, por meio dela. A língua de sinais é a língua que dará a base para a compreensão e apropriação da língua portuguesa em sua modalidade escrita. Nossa preocupação com a aquisição da L1 tem sido foco a partir do PED, o Programa de Estimulação do Desenvolvimento, oferecido a crianças surdas de 0 a 3 anos, e se mantém com o processo de escolarização, no qual todas as aulas são realizadas em LIBRAS, com profissionais bilíngues, tanto surdos quanto ouvintes. Para aprofundar os conhecimentos sobre a própria língua, são oferecidas aulas de LIBRAS com professor surdo”, conta Débora Caetano, coordenadora pedagógica da instituição.

“Para as famílias, também são oferecidas aulas de LIBRAS para o aprendizado da LIBRAS e para que esta língua ultrapasse o ambiente escolar, passando a ser usada socialmente pelo aluno. No entanto, sabemos do desafio que é a apropriação da língua escrita, que nos mantém atentos e focados por melhores caminhos, para o sucesso de nossos alunos”, completa.

Ainda em construção, o projeto foi iniciado em fevereiro, por meio de uma avaliação diagnóstica realizada em grupo e, também, individualmente. O resultado de cada avaliação servirá de instrumento que norteará nossos planos e ações, que serão construídas coletivamente, sempre redimensionando estratégias.

“É importante ressaltar que a presença de um professor ouvinte e um professor surdo propicia o uso mais adequado de cada uma das línguas. Cada professor atua como referência de usuário experiente de sua língua materna. O aluno tem a possibilidade de aprender com referenciais linguísticos no uso cotidiano das línguas”, destaca a coordenadora.


CES implementou para o ano letivo de 2022 o Projeto L1 + L2

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