08/04/2022

Produção escrita sem mediação passa a fazer parte da rotina dos alunos

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do aluno surdo em sua segunda língua, a Língua Portuguesa, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco implementou mais uma atividade importante: a entrega da produção escrita sem mediação.

Ligada ao “Projeto L1/L2”, a atividade, que é proposta para todas as turmas, desde o Infantil 4 ao 5° ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivo além de estimular o uso da Língua Portuguesa, medir, mensalmente, tudo o que estão se apropriando da língua escrita durante a sua trajetória no Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Com isso, podemos acompanhar a progressão de cada um e todos os seus avanços, fazendo com que seja possível mediar e nortear os próximos passos do trabalho que será realizado com todas as turminhas e todos os pequenos.


Alunos durante atividade de entrega da produção escrita sem mediação

Projeto L1 + L2
Para quem ainda não conhece, o Projeto L1+L2 foi implementado pela equipe pedagógica do Centro de Educação para Surdos Rio Branco no início do ano letivo de 2022.

O Projeto, que tem como objetivo melhorar e inovar continuamente seu processo de escolarização das crianças surdas, envolve as turmas do 2º ao 5º ano, fases em que o uso da escrita se intensifica, tem como objetivo buscar aprimoramento do trânsito entre a LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS e Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, estabelecendo uma ponte mais sólida entre as línguas, tanto para a compreensão quanto para a emissão, considerando a função social de ambas, com a língua de sinais como língua de instrução fortalecendo a apropriação da Língua Portuguesa.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.