25/04/2022

Programação celebra o Dia dos Povos Indígenas

Com o objetivo de conhecer, celebrar e valorizar os Povos Indígenas, suas tradições e culturas, que foram e são fundamentais para a formação da nossa sociedade, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco preparou uma programação especial no Dia dos Povos Indígenas.

No dia 25 de abril, os alunos de 2° a 5° ano receberam, de forma remota, a indígena Jéssica Pedro, para contar um pouco de seu povo, cultura, língua e tradições, e a Doutora em Linguística, Priscilla Soares, para falar de sua pesquisa sobre as línguas de sinais nas comunidades indígenas, em especial a Língua Terena de Sinais. “Foi um encontro muito bacana! Os grupos ficaram encantados com o encontro que proporcionou muito aprendizado!”, contou a professora Adriana Vieira, do 3° ano.

Já no dia 29 de abril, foi o momento de encontrar, também de maneira remota, Shirley Vilhalva, escritora, pedagoga, Mestre em Linguística e Doutoranda em Linguística Aplicada, para um papo super especial com os grupos sobre diferentes brincadeiras indígenas.

“Esses momentos foram muito importantes para que os alunos pudessem conhecer melhor as tradições, brincadeiras e costumes dos povos indígenas e, claro, também, compreender mais sobre a história do nosso país”, conta Sabine Vergamini. “Além disso, ter contato com indígenas surdas, como a Jéssica ou mesmo descendentes de indígenas surdas, como é o caso da Prof. Shirley Vilhalva, foi muito bacana para que os grupos pudessem conhecer e entender o que é ser surdo dentro desta minoria e respeitar, ainda mais, as diferenças como um dos maiores valores empregado em nossa instituição", completa ela.



Alunos do CES, de forma remota, conversaram com a indígena Jéssica Pedro

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.