04/12/2022

Encontro Cultural encerra ano letivo de 2022

“Meandros coloridos: mosaico de sentidos”, foi o tema do Encontro Cultural, do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, que aconteceu no dia 3 de dezembro.

O encontro, que é tradicionalmente realizado junto com as turmas do Colégio Rio Branco e que neste ano, 2022, voltou ao modelo presencial, trouxe diferentes projetos interdisciplinares dos grupos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, produzidos na etapa de Aprimoramento do Ciclo 4, o Ciclo Síntese.

Separados em duas salas, alunos da Educação Infantil e 1° ano organizaram seus trabalhos dentro do tema “Eu, o outro e o nós: cuidando de si, cuidando de todos”, com exposições e ativações sobre “Projeto Cuidar”, do Infantil 4, “Alimentação saudável", do Infantil 5 e “O mundo dos animais”, do 1° ano.
Já nos grupos do Ensino Fundamental, de 2° ao 5° ano, os projetos, também interdisciplinares, foram desenvolvidos por meio de estudos e pesquisas de temas e conteúdos trabalhados durante todo o ano letivo e expostos em uma sala com o tema “Ler, vivenciar, criar e compartilhar, em LIBRAS e Língua Portuguesa”.

O grupo do 2° ano trabalhou com base no 4° ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que é a “Educação de qualidade”, focando no direito do brincar como forma de lazer.
Como produto final, dois livros foram confeccionados para serem apresentados às famílias no Encontro: um almanaque, bilíngue, com uma coleção dos conteúdos aprendidos durante todo o ano, inclusive, uma coletânea de brincadeiras, curiosidades e receitas. Tudo isso explicado e descrito em suas duas línguas: LIBRAS, com vídeos em QR Codes e Língua Portuguesa e, o segundo, uma releitura do do clássico “Os três porquinhos”, “Os 33 porquinhos”, que fora apresentado como HQ, inteiramente produzido por cada aluno, onde tiveram a oportunidade de criar e ilustrar sua história. O mesmo também era acompanhado pelo QR Code, com a história criada em LIBRAS.

Os alunos do 3° ano apresentaram seus registros e viagens nas “Aventuras do 3° ano”.
Apresentadas em plataformas como “blogs” e “vlogs”, maquetes e cartazes, o projeto da turma teve seu start a partir do grande interesse do gênero textual “Relatos de Viagem” e, para serem apresentados no Encontro, foram trabalhados a história de outros países, seus costumes, dados geográficos de cada um deles e até suas moedas, nas disciplinas de de História, Ciências, Geografia e Matemática respectivamente.

A turma do 4° ano, também, partiu do maior interesse do grupo: o gênero literário “Cordel”, mas para transformá-lo em um projeto interdisciplinar e envolver mais áreas de conhecimento, viajaram, em livros e muita pesquisa sobre uma das Regiões a qual o gênero se popularizou no Brasil: o Nordeste. Os estudantes estudaram então, o clima semiárido, o período de secas, as construções de cisternas e sua importância e muito mais.

Depois de todo aprendizado, produziram um site, maquetes e, claro, como não poderia deixar de ser, um Cordel, que fora trabalhado no Ciclo 3 e aprimorado no Ciclo 4.

Na etapa de Aprimoramento da poesia, começaram ampliando o repertório sobre os temas "Empatia" e "Desigualdade social", que também estão entre os objetivos da ONU, em seguida tiveram um encontro remoto com a cordelista surda, nordestina e coordenadora do projeto “Mãos Arretadas” Klícia Araújo, onde puderam conhecer e entender seu processo de criação de rimas de cordel em Libras, as “Cordelibras” e, por fim, escolheram os sinais importantes dentro do contexto da empatia e da desigualdade social que foram os motes para suas rimas.
A apresentação da poesia foi um momento de destaque no dia!

E para fechar, os alunos do 5° ano como os demais do Ensino Fundamental, também, tiveram como base os ODS 10 e 12 da ONU , “Redução das desigualdades” e “Consumo e produções sustentáveis”, respectivamente e partiram da questão: “É possível brincar de forma sustentável?”.
Após pesquisas, estudos e reflexões realizadas, o grupo produziu três estações para apresentação para os visitantes: uma oficina de jogos, com materiais reutilizados, uma exposição criativa com as suas produções e uma Contação de história, baseada na leitura do livro: Ana, Guto e o Gato Dançarino - Stephen Michael King.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.