15/03/2023

Reformulação do Projeto L1/L2 e Núcleo de Apoio Pedagógico

Em 2023, o Período Complementar foi novamente reformulado, recebendo agora aulas do que em 2022 era o Projeto L1 L2 e que, com o sucesso obtido, agora é um Programa oficial e foi para as aulas de contraturno das turmas do Ensino Fundamental. Neste ano o NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) também foi reformulado e, para atender as necessidades dos alunos, assim como o Programa L1/L2, é multisseriado. 

Os grupos, compostos por crianças de diferentes faixas etárias, são divididos em 4 grupos chamados de: Pinguim, Golfinho, Tubarão e Águia.

O Programa L1/L2 agora conta com apostilas, elaboradas e produzidas pela equipe pedagógica da instituição, para os grupos citados acima.

“De acordo com as necessidades dos alunos, nós percebemos que houve caminhos de aprendizagem diferenciados principalmente em relação à língua portuguesa como segunda língua e então, a partir disso, diagnosticamos a necessidade de personalizar mais os estudos dos horários da tarde, que é um horário para ampliar conhecimentos, e a partir da língua e do Programa L1/L2, se viu a necessidade de se montar grupos de conhecimentos e saberes mais aproximarmos, aí como logística isso acabou influenciando para que nós decidíssemos fazer algumas mudanças também com o NAP para facilitar a logística das famílias e da escola e, claro, de troca entre os alunos, visando sempre o melhor desenvolvimento de cada criança. Neste ano, investimos e investiremos sempre mais na personalização de ensino e dos saberes mais agrupados para ir mais ao encontro das dificuldades dos estudantes”, contou Soraia Romano, coordenadora pedagógica.

“As apostilas foram elaboradas a partir desta organização de níveis de desenvolvimento do trânsito alternância das línguas da LIBRAS, a primeira língua dos alunos (L1), para a Língua Portuguesa (L2) e vice e versa”, destacou Débora Caetano, orientadora educacional.

 

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.