29/03/2023

Famílias de alunos do 5º ano contribuem para conteúdo de Ciências e se aproximam da escola em um dia muito especial

Na última semana de março, os pais de Rafael Seizo, Sr. Clayton e Sra. Leila, foram à escola para ajudar os alunos na confecção de um Monjolo, um objeto que transforma energia potencial gravitacional em energia cinética, tema proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na disciplina de Ciências.

 

Tudo começou quando Rafael Seizo, aluno da turma, se interessou pelo assunto durante as aulas regulares com as professoras Cristian Mota e Thaís Ribeiro. Ele conheceu diferentes objetos que transformam energia e pediu ao pai que o ajudasse a construir um Monjolo. Entusiasmado com o resultado, Rafael contou aos colegas e professores sobre a sua criação. A história foi compartilhada pela família através do Clipescola, plataforma que conecta as famílias à escola.

As professoras ficaram emocionadas com o interesse de Rafael e sua família e decidiram convidá-los para ensinar a técnica aos demais alunos da turma. A família aceitou prontamente e, juntos, eles produziram o objeto em sala de aula. A aula foi uma grande oportunidade de aproximar ainda mais os familiares com a escola, fortalecendo a parceria.

 

A ideia é que essa proposta seja ampliada para outras famílias e disciplinas. Segundo a professora Cristina Mota, "o dia foi muito especial! Ver a família interagindo daquela maneira, produzindo juntos o que aprendemos em sala e todos os alunos completamente interessados por ver, na prática, o que estudamos e conhecemos nos livros e vídeos. Foi maravilhoso! Emocionante! Essa é a educação que eu acredito, a educação significativa. O que é um conteúdo escolar, é levado para casa e transformado em realidade!". 

 

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.