22/08/2025

Dia do Folclore no CES Rio Branco: um mergulho nas tradições nacionais

Em 22 de agosto, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco celebrou o Dia do Folclore com uma série de atividades para valorizar a riqueza da cultura popular brasileira, incentivando diversas turmas e faixas etárias a mergulhar no tema.

As turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental conheceram a história do Curupira, guardião das florestas, na aula de Libras, com o professor Wilson Santos. E ainda participaram de uma brincadeira de perguntas e respostas baseadas no folclore.

Em uma atividade colaborativa, os alunos do 5º ano selecionaram suas lendas favoritas e as compartilharam com os alunos do 4º ano. Em seguida, todos também participaram de um jogo dinâmico baseado nas histórias, em que ganhavam pontos de acordo com o conhecimento que tinham sobre elas.

 

O 5º ano também participou de um desafio proposto pela professora Cristina Mota, em que os alunos pesquisaram lendas que são pouco conhecidas pela população e as apresentaram para os colegas, desde o 2º até o 5º ano. Entre as histórias descobertas estavam o Anhangá, o Mapinguari, o Minhocão do Mar e o Tutu. Além de instigar a busca e a pesquisa, a atividade ajudou a ampliar o repertório cultural das turmas.

Os alunos do 4º ano também participaram de uma contação de histórias, feita pela professora Amarílis Reto, que trouxe as tradições do conhecimento oral para o contexto de sala de aula. E nas turmas de Educação Infantil, as crianças puderam explorar as lendas e personagens que compõem a cultura popular, conhecendo e vivenciando tradições que atravessam gerações.

As atividades foram uma forma de celebração à identidade cultural brasileira e valorização dos saberes populares que fazem parte do imaginário nacional, incentivando as crianças a entender suas origens e compartilhar o conhecimento.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.