19/12/2025
Trabalho com Famílias: fortalecer vínculos e ampliar redes de apoio
Durante todo o ano, as ações do Centro de Educação para Surdos Rio Branco também envolveram as famílias dos alunos, de forma a ampliar sua rede de apoio, oferecer acolhimento e fortalecer principalmente mulheres, mães e familiares.

Uma dessas ações foi o programa Bem Me Quero, coordenado pela consultora de imagem e voluntária da instituição, Luciana Ferraz. O programa promoveu o autocuidado e uma relação positiva com a própria imagem para mães e familiares.
Os encontros de assessoria de imagem pessoal trouxeram momentos de escuta, troca e reflexão, contribuindo para o bem-estar emocional e autoconfiança. Todo o processo era individual e cuidadoso, respeitando gostos, estilo, corpo e rotina de cada uma.

O CES também contou com a parceria do Bazar Bem me Quero, que ofereceu diversas peças pensadas para cada participante, e o Salão de Beleza Pin Up, onde o processo era finalizado com um dia de beleza e sessão de fotografia, celebrando a autoestima, a identidade e a valorização de cada mulher.
Outra iniciativa foi os encontros mensais sobre planejamento financeiro, conduzidos pela educadora e planejadora financeira Nizeuda Nascimento, voluntária do CES. Ela compartilhou com mães e familiares dicas e informações para organização de pequenos negócios, pagamento de dívidas, realização de sonhos e conquista de independência financeira.

Para além da sala de aula, educar é cuidar, apoiar e fortalecer quem faz parte da história dos alunos, em uma construção coletiva que valoriza e transforma cada família.