CES na Mídia

Novembro 2017


UOL Notícias – Educação
​UOL Notícias – Educação
As alunas do 3º ano do ensino médio do Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna, Karina de Souza Fabiano e Luana Silva da Costa, concederam entrevista sobre a prova do Enem que pela primeira vez foi realizada em vídeo ​para surdos,​ cont​aram​ sobre a trajetória de amizade e estudos que se iniciou no Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES).
[ Leia na íntegra ]




Jornal A Tarde – Bahia
​Jornal A Tarde – Bahia
A pedagoga e intérprete em Libras do Colégio Rio Branco e do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Miriam Caxilé, concedeu entrevista sobre a visibilidade do tema da redação do Enem e a importância da​ educação bilíngue para surdos. A matéria também deu amplo destaque ao CES, com a divulgação de imagens da instituição.
[ Leia na íntegra ]




​Blog dos Colégios Estadão - Colégio Rio Branco
​Blog dos Colégios Estadão - Colégio Rio Branco
O tema da redação do Enem na prática! O post especial desta semana, mostra o trabalho de referência do Centro de Educação para Surdos Rio Branco e do Colégio Rio Branco, na educação, formação e inclusão de jovens surdos que acontece há 40 anos, como um dos principais braços sociais da instituição. Confira!
[ Leia na íntegra ]




Folha de S.Paulo
​Folha de S.Paulo
Em matéria de ampla repercussão nacional, a diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Sabine Vergamini, concedeu entrevista sobre a importância do tema da redação do Enem, como uma autoridade e referência no ensino de Libras e educação para surdos, um trabalho que se estende ao Colégio Rio Branco e demais instituições Rio Branco de Ensino.
[ Leia na íntegra ]




Folha de São Paulo
​Folha de São Paulo
O colunista Jairo Marques, explicou as dificuldades e os desafios em torno da realidade dos surdos no Brasil e a importância do tema proposto pela redação do Enem. O texto deu destaque ao Centro de Educação para Surdos Rio Branco, em imagem institucional de alunas se comunicando em Libras.
[ Leia na íntegra ]




Rede Nacional de Rádio - A Voz do Brasil
​Rede Nacional de Rádio - A Voz do Brasil
A aluna surda do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, Karina de Souza Fabiano, que prestou o Enem no novo formato prova vídeo em Libras, concedeu entrevista por meio do intérprete, Rubens Gomes.
[ Leia na íntegra ]




Agosto 2017


ffffff
Jornal da Band - TV Bandeirantes
Profissionais, intérpretes e a coordenadora pedagógica do CES, Cibele de Sousa Lima, participaram de matéria sobre a importância dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o aumento na procura pela formação como uma oportunidade no mercado de trabalho.
[ Leia na íntegra ]




ffffff
Jornal Joca
A única publicação destinada à crianças e jovens​ que​ traz os principais assuntos em ​pauta​ nos cenários nacional e internacional​, publicou também,​ uma matéria especial sobre inclusão, que contou com a participação de alunos​ surdos ​e intérpretes de Libras, da unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco e do Centro de Educação para Surdos Rio Branco​ (CES)​.
[ Leia na íntegra ]




Revista Circuito
​Revista Circuito​
A publicação regional deu destaque à comemoração pelos 40 anos do CES, realizada no mês de junho.
[ Leia na íntegra ]




Dezembro 2016


Revista Mundo da Inclusão
Revista Mundo da Inclusão
A diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Sabine Vergamini, concedeu entrevista sobre os principais aspectos que envolvem uma criança surda, desde o diagnóstico da surdez até a educação escolar e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
[ Leia na íntegra ]




Novembro 2016


Bebê.com/Abril
Bebê.com/Abril
A mãe de aluno, Sabine Stark Schaade fez um relato emocionante sobre a descoberta da surdez em seu filho, Guilherme e destacou seu engajamento com a causa, a criação de um blog para o compartilhamento de experiências com outras mães e a importância das etapas de aprendizado e vivência da criança no Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES).
[ Leia na íntegra ]




Setembro 2016


TV Globo - Hora 1
Blog dos Colégios - Estadão
O post desta semana destaca a comemoração do Dia do Surdo e explica o amplo trabalho de educação, inclusão e integração realizado pelo Centro de Educação Rio Branco em parceria com o Colégio Rio Branco, por meio do ensino e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
[ Leia na íntegra ]



TV Globo - Hora 1
TV Globo - Hora 1
Gravada no CES, pelo repórter Phelipe Siani , para ir ao ar pelo Jornal Nacional, inicialmente, a matéria da Rede Globo retrata a importância da comunidação em Libras para surdos, especialmente em tempos de eleições. Foi dado amplo destaque ao trabalho realizado pela instituição, prestando importante serviço à sociedade e contou com a participação e colaboração de professores e alunos surdos, da diretora Sabine Vergamini e da intérprete, Miriam Caxilé.
[ Leia na íntegra ]



Revista Circuito
Revista Caras
A eterna garota de Ipanema, Helô Pinheiro, foi destaque em jantar beneficente em prol do CES.
[ Leia na íntegra ]



Revista Circuito
Revista Circuito
A publicação deu destaque ao Dia do Surdo.
[ Leia na íntegra ]




Maio 2016


Jornal da Cultura - TV Cultura
Jornal da Cultura - TV Cultura
A matéria veiculada no quadro "Questão de Classe", do telejornal, fala sobre educação inclusiva, com destaque para o trabalho do Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES), a participação da diretora Sabine Vergamini, profissionais e alunos.

Confira o vídeo a partir do 43m44s.