26/06/2019

CES Rio Branco participa do I Encontro de Cultura Surda da Cidade de São Paulo

No dia 26 de junho, foi realizado o I Encontro de Cultura Surda da Cidade de São Paulo, como encerramento da 1ª Etapa do Projeto Som da Pele, organizado pelos Batuqueiros do Silêncio.

O evento, que ocorreu no Instituto Santa Teresinha, recebeu as turmas do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, entre outras escolas bilíngues da cidade de São Paulo.

Diversas apresentações culturais marcaram o dia, como danças, com o Instituto Movimentarte, contações de histórias em Libras e Língua Portuguesa, com o Grupo Mãos de Fada, o nosso já conhecido, Palhaço Surdo, e claro, os grupos do Instituto Santa Teresinha, Escola Neusa Bassetto e Escola José Saramago (CÉU Capão Redondo), instituições participantes do projeto Som da Pele.

“Foi uma tarde inesquecível para mim e acredito que para estes novos Batuqueiros do Silêncio do Centro de Educação para Surdos Rio Branco também! Gratidão por ter nos recebido!”, relata Irton Silva, o Mestre Batman Griô.


I Encontro de Cultura Surda

Projeto Som da Pele no CES Rio Branco

O Centro de Educação para Surdos Rio branco foi escolhido para receber, desde o ano de 2018, as oficinas do projeto Som da Pele, que promove experiências musicais para pessoas surdas, com percussão e recursos visuais.

O músico e pedagogo Irton Silva, também conhecido como Mestre Batman Griô, e a antropóloga e educadora, Ana Luiza Canalli Santos, com o apoio de professores da instituição, coordenaram as atividades, que são direcionadas para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O projeto Som da Pele teve início em 2009, na cidade de Recife, a partir de uma oficina de sensibilização musical realizada pelo educador Irton em uma escola da cidade. Com o apoio do Terre des Hommes Alemanha, parceria e com a Fundação Volkswagen da Alemanha e colaboração do Instituto Movimentarte, a ação cresceu ainda mais e, agora, beneficia cinco instituições, em São Paulo, Grande São Paulo e Jundiaí, dentre elas o Centro de Educação para Surdos Rio Branco.


Alunos do CES junto com os Batuqueiros do Silêncio

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.