21/08/2015

Projeto Humana Mente debate a imigração no Brasil

 Como parte do Projeto Humana Mente, o Colégio Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveram o terceiro encontro, no dia 21 de agosto. Os professores Caio Mendes e Camila Vilar e a intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Lívia Vilas Boas coordenaram as ações com o tema “A situação dos imigrantes no Brasil”.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna começaram as atividades debatendo temas relacionados à recente entrada de imigrantes no país. Questões sobre preconceito linguístico, racismo e vulnerabilidade nortearam a discussão sobre a situação dos latino-americanos em São Paulo.

Outro ponto ressaltado durante o encontro é que o movimento migratório tem muito a ver com oportunidades de trabalho. O ser humano migra para buscar um lugar onde as condições de vida sejam melhores. Existem convenções internacionais que reconhecem esse e outros direitos dos imigrantes. Por outro lado, hoje, não existe país que tenha condições de acolher um enorme contingente de pessoas de uma hora para outra. Tentar controlar e regulamentar a entrada de estrangeiros é uma questão diplomática fundamental para um grande número de países atualmente.

Finalizando a conversa, os estudantes propuseram ideias para o desafio de conciliar as políticas nacionais de controle de imigração com o direito humano de migrar e procurar novas oportunidades para uma vida mais digna.


Alunos debatem a situação dos imigrante do Brasil

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.