25/09/2015

Projeto Humana Mente é apresentado no MAM

O Colégio Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, em mais uma ação transformadora, apresentaram, no dia 24 de setembro, o projeto Humana Mente no Museu de Arte Moderna (MAM), durante a V Semana Cultural Sinais na Arte.

O evento promove a cultura surda por meio de diversas ações na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Coordenado pelos professores Caio Mendes e Camila Vilar e pela intérprete, Lívia Vilas Boas, o projeto Humana Mente apresentou o resultado das reflexões feitas por alunos e professores sobre o período da Ditadura no Brasil. Foi apresentada uma série de 50 fotografias, uma para cada ano desde o Golpe de 1964, produzidas por alunos e professores do CRB e intérpretes do CES.


Caio Mendes, Camila Vilar e Livia Vilas Boas

A concepção do Humana Mente baseou-se em quatro pilares: colaboração, autenticidade, sensibilidade e acessibilidade. Como a mão é o principal instrumento para a Língua Brasileira de Sinais, ela serviu de ponto de partida para a idealização do projeto, que pensou nas diferentes configurações de mãos e nas diferentes imagens, ideias e sensações que elas podem representar.

Segundo os idealizadores do projeto, a língua de sinais traz uma riqueza de comunicação e expressão. “A exposição ajudou a dar mais visibilidade e acesso à cultura surda. Tudo que está nessa exposição ultrapassou nossas expectativas, o carinho é enorme por todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, comentaram.

Desde 2005, o Colégio Rio Branco faz parte do Programa Escolas Parceiras do MAM por meio do Educativo MAM, que visa aproximar diversas escolas à instituição. Segundo a coordenadora do Educativo e de Acessibilidade do MAM, Daina Leyton, a parceria visa divulgar e comemorar as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida e acesso à cultura do público surdo. “A Semana Cultural Sinais na Arte acontece durante a semana do Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, data em que a Comunidade Surda Brasileira relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida e reivindica direitos”, afirmou.


Público presente na exposição do Humana Mente

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.