21/09/2018

19° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Em um dia muito especial e esperado pela comunidade surda, em 21 de setembro, na Unidade Granja Vianna, aconteceu o 19° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo, do Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

O evento, dividido em três espaços, contou com apresentações de danças, poesias, teatro, contação de histórias, recreação e muito mais.


19° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Muita informação e cultura entreteram a plateia

Os espectadores das apresentações do auditório, foram recebidos na Estação Sonoridades, por uma equipe composta por surdos voluntários e antigos alunos do CES, liderados por educadores do Instituto Itaú Cultural. Por meio de diferentes estratégias, os visitantes puderam sentir as vibrações das músicas e do próprio corpo e, assim, entenderem como os surdos percebem os sons.

“Foi uma experiência muito legal!”, relata Kamilla Xavier. “É impressionante a percepção dos surdos em relação ao som. Nós como ouvintes, começamos a compreender o mundo sonoro de outra maneira.”, completa.

No auditório, a antiga aluna do CES Rio Branco, Julia Ferreira, deu início a celebração com uma linda apresentação em Libras da música “Meu Abrigo”, da Banda Melim.

Em seguida, Miguel Olio apresentou o maravilhoso "Sailing Sense", um projeto que uniu seu conhecimento como educador físico e sua paixão pela Vela e que promove vivências náuticas para Pessoas com Deficiências sensoriais, surdocegueira, autismo, surdez, cegueira e síndrome de Down. O programa tem como objetivo trabalhar pontos essenciais no desenvolvimento holístico destas pessoas, baseado na tríade: autoconhecimento, prática de atividade física e empoderamento.

Hoje o projeto já está presente em cinco cidades, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, entre as atividades inclusivas para pessoas com deficiência, conta com duas novas atividades: o desenvolvimento da Vela competitiva tanto para Surdos como para Cegos. Os presentes se mostraram muitos surpresos com a proposta, pois o esporte náutico nunca havia sido apresentado dessa forma, com um olhar tão específico e possível de ser realizado pelos surdos.

“Essa apresentação foi uma novidade muito motivadora, tanto como uma possibilidade de prática de esporte adaptada, bem como, uma grande oportunidade de carreira para quem se interessar”, contou a voluntária do CES, Ivete Glingani.

Depois de muita informação, foi a vez de se encantar com a apresentação do aluno Nathan Ferreira Gomes do 4° ano, que apresentou a poesia "A árvore e o passarinho". Logo em seguida, o professor e showman Fabio de Sá divertiu a todos com suas tradicionais piadas.

Pelo 3° ano consecutivo, o Coletivo Humanamente se apresentou. Dessa vez, abordou o tema liberdade através da apresentação intitulada "Olhar o passado, pensar o futuro".

Após essa apresentação, foi a vez de mais um parceiro apresentar uma tecnologia inclusiva. Andreia Venancino apresentou o ICOM, um serviço inovador e gratuito, que visa possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. Por meio de uma vídeo chamada surdos se comunicam com tradutores e intérprete de Libras e Língua Portuguesa, que estão disponíveis 24h por dia para fazer interpretações.

Comemorando 10 anos de existência, o Grupo de Teatro do CES Rio Branco entrou no palco logo em seguida, com uma releitura do grande clássico Pinóquio. A apresentação acertou em cheio, com momentos de muitas risadas, assim como de apreensão pelas aventuras do personagem arteiro.

Componentes do SLAM do Corpo também estiveram presentes no evento, contando um pouco mais sobre o projeto e, ainda, lançando um desafio aos presentes na plateia, que foram convidados a se apresentarem. O que começou de forma muito tímida, não demorou para contagiar o público e fazer com que muitos se candidatassem, promovendo até uma competição entre os participantes e uma grande animação na plateia.

Para fechar com chave de ouro, o Circo Atrapalhado dos Palhaços Surdos, de Belém do Pará, se apresentou de forma voluntária, garantindo muitas risadas, sustos e interatividade com seus números de mágica e dança.


Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Recreação e contação de histórias

Em um espaço produzido especialmente para a atividade, desenvolvida para crianças de 0 a 10 anos, alunos e familiares tiveram a oportunidade de assistir diferentes contações de histórias, realizadas pela professora Amarílis Reto.Todos os presentes puderam se divertir e viajar pelo mundo da imaginação!

E a diversão não parou por aí! As crianças também puderam brincar em um espaço de recreação equipado com pula-pula, escorregadores gigantes e piscina de bolinha.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.