01/10/2022

Dia do Surdo

Com o objetivo de valorizar e divulgar, ainda mais, a cultura e a comunidade surda e mantendo a tradição, no dia 30 de Setembro, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveu o Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo.

Em sua 23ª edição, ainda devido à pandemia, o Evento aconteceu de forma remota para o público geral, porém, diferente dos últimos dois anos, conseguimos celebrar junto às nossas famílias que assistiram ao Evento com nossa equipe e as turminhas do 2° ao 5° ano.

Com estreia realizada junto ao público externo, no canal da instituição no Youtube, a produção de mais de 2 horas de duração foi dividida em 29 apresentações com a mais diversificada temática, com muita cultura e informação, com grandes nomes de artistas, empreendedores e influenciadores digitais surdos, nacionais e internacionais.
Vale ressaltar que os mestres de cerimônia que abrilhantaram ainda mais o evento foram os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.

Depois de assistirem ao vídeo, todos se reuniram nas dependências da instituição para juntos celebrarem o Dia Nacional do Surdo.

Para alunos da Educação Infantil, foram selecionadas as apresentações condizentes às faixas etárias. Após assistirem, se divertiram em brinquedões e se deliciaram em um lanche coletivo, com direito a muitos docinhos deliciosos, feitos por pessoas muito especiais que colocaram um ingrediente em comum: o carinho.

Programa de Estimulação do Desenvolvimento não fica fora da festa
As crianças e famílias do PED não poderiam faltar em nossa festa!

O dia para as crianças surdas do Programa de Estimulação do Desenvolvimento foi muito especial e começou logo pela manhã, nas aulas de LIBRAS do professor Danilo Nascimento. Para que além de celebrar essa data tão importante, pudessem também aprender, crianças e familiares foram junto a fonoaudiologia responsável pelo programa, Adriene Moraes, o professor Danilo Nascimento, a professora de artes Fabiane Spinetti e a voluntária Cristiane Ferreira ao mercado para comprar ingredientes para o almoço comemorativo que produziriam na segunda etapa do dia.

Ingredientes comprados, foi a hora de colocar a mão na massa! Uma deliciosa macarronada, com direito a sobremesa, foi produzida, tudo isso acompanhados pela equipe da instituição, que se comunicava em Libras durante toda a experiência, proporcionando, assim, um ambiente linguístico rico para todos.

Depois do almoço, ainda puderam assistir algumas apresentações, também, selecionadas para faixa etária e brincar no brinquedos infláveis.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.