9º Encontro do Dia do Surdo


IX Encontro Comemorativo do Dia do Surdo reúne cerca de 700 famílias

O evento promovido pela Escola para Crianças Surdas Rio Branco (ECS) reuniu alunos surdos de várias escolas e associações do Brasil para uma rica troca de experiências e apresentação de trabalhos voltados à valorização da cultura surda

Com a finalidade de divulgar a cultura dos surdos, valorizando seu potencial artístico e promovendo a plena inserção destes na sociedade, foram exibidas no Encontro, que aconteceu no mês de outubro de 2008, mostras de poesia, peças teatrais, contação de história, danças no ritmo hip hop, entre outras atividades. Para a coordenadora da ECS, Sabine Vergamini, esta é uma data que já faz parte do calendário comemorativo do surdo. “O evento é aguardado, todos os anos, com muita expectativa pela comunidade surda e ouvinte, como uma oportunidade de intercâmbio e aprimoramento no processo educacional de crianças e jovens”, avalia.

A ECS foi uma das primeiras instituições brasileiras envolvidas na educação desta minoria. No Ensino Fundamental, os alunos dedicam-se aos estudos em período integral, tendo acesso ao currículo regular, e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua. O aprendizado da língua portuguesa, entra, em um segundo momento, por meio da modalidade escrita. Já o Programa de Continuidade de Escolaridade oportuniza para alunos, que concluíram a 5ª série do E.F., a inclusão, como bolsistas, em classes regulares do Colégio Rio Branco – Unidade Granja Vianna e instituições parceiras. “Nesta fase nossos educandos continuam sendo acompanhados por tradutores e intérpretes de Libras e língua portuguesa, desta forma a ECS mantém contato regular com os alunos e equipe escolar envolvida”, explica Vergamini.