11º Encontro do Dia do Surdo


11º Encontro Comemorativo do Dia do Surdo divulga o potencial artístico da comunidade surda

Diversas atividades culturais e de integração marcaram o dia

Com o objetivo de divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda, além de possibilitar o compartilhamento de produções e conquistas da comunidade surda, a Escola para Crianças Surdas Rio Branco realizou o 11º Encontro Comemorativo do Dia do Surdo, em 8 de outubro, em São Paulo, SP.

A comemoração foi marcada por três atividades simultâneas para contemplar diferentes faixas etárias e interesses do público presente. Crianças puderam brincar nos brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas, familiares e profissionais participaram da palestra “Libras e Implante Coclear- o que fazer?”, com a Profa. Dra Maria Cecília de Moura. Nesta ocasião, a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais pelo individuo surdo foi ressaltada. A escritora surda, Sylvia Lia Neves, lançou seu livro “Mãos ao vento”, um romance que também conta com personagens surdos e histórias sobre a cultura surda.

O vídeo “Sinais do Amor” destacou histórias de pais de alunos da ECS, que falaram da importância da escola e da descoberta e vivência da cultura surda.

A terceira atividade teve a participação de cerca de 500 pessoas e foi formada por apresentações artísticas e culturais, além de importantes depoimentos que favoreceram a troca de experiências.

Duas crianças da ECS contaram suas experiências, como representantes do Brasil, durante o II Acampamento para Crianças Surdas, realizado, em agosto, pela Federação Mundial de Surdos, na Venezuela.

O lutador de Kung Fu, Gustavo Rodrigues, foi uma das atrações do Encontro Comemorativo do Dia do Surdo. Em agosto do ano passado o esportista, trouxe nas malas de sua volta da viagem à Baltimore (EUA), a medalha de ouro do Mundial de Kung Fu. Competindo com atletas ouvintes, o rapaz venceu todas as lutas da modalidade Kati.

O grupo de dança e teatro da escola e o Grupo Corposinalizante do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) realizaram apresentações durante a comemoração. O grupo de teatro Companhia Diálogo em Movimento da Fundação Bradesco, composto por alunos surdos e ouvintes, apresentou uma peça.


Clique aqui e confira o folder