13º Encontro do Dia do Surdo


Para valorizar a identidade e a cultura surda, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco realizou, no dia 05 de outubro, a 13ª edição do Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo. O evento, que reuniu a comunidade surda, crianças e jovens de várias escolas da região, profissionais, educadores, marcou o Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, com apresentações artísticas e culturais.

O Encontro, que faz parte das comemorações aos 35 anos do CES, contou com a apresentação de um vídeo sobre o aniversário, e com a peça teatral “Transformando um sonho” que, ao retratar as histórias de duas mães com a chegada de seus bebês, contou um pouco da trajetória do Centro, as possibilidades de aprendizado da criança surda, a metodologia de ensino diferenciada da escola e uma homenagearam os professores.

A recriação feita pelos alunos do 5º ano do livro “Nunca, jamais, em tempo algum”, foi apresentada em forma de teatro. Os alunos também foram responsáveis pela criação e apresentação do vídeo “O Chamado”, uma sátira do filme homônimo. Os participantes do Encontro puderam assistir, ainda, ao vídeo “Inclusão”, uma recriação em libras da poesia “Meu Abraço”, feito pelo professor surdo Alexandre Melendes, que participou do Festival do Minuto.

O Grupo de Dança do CES apresentou o espetáculo “Luz e Movimento” e a coreografia “Vida de Empreguete”. Também houve a declamação da poesia “Não sabia que era Amor”, em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Claudia Hayakawa, falou sobre o projeto “O mundo na minha mochila”, criado com o objetivo de mostrar a identidade surda das regiões do Brasil e relatar as experiências adquiridas com as viagens e com o contato com as diversas comunidades surdas do país.

Houve a premiação dos vencedores do Concurso de Contação de Histórias em Libras. Cada um deles recebeu das mãos de Sabine Vergamine, diretora do CES, Nahid Chicani e Dino Samaja, diretores da Fundação de Rotarianos de São Paulo, prêmios e terão a oportunidade de participar de um workshop para aperfeiçoar as técnicas de contação de histórias.

O evento contou, ainda, com a participação de convidados: Itacir Dorneles do Carmo, contando piadas, e alunos surdos do Instituto Adhara, realizando apresentações de técnicas de judô. Ialê Cardoso, coordenadora do núcleo de ação educativa do Museu do Futebol, apresentou o Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF) e explicou o projeto Deficiente Residente, que, esse ano, conta com a participação de dois alunos do CES, Luana Milani do Nascimento e Edvaldo dos Santos. Através desse projeto, a cada ano são recebidas duas pessoas com deficiência, que trabalham no Museu do Futebol e atuam como consultores dos projetos de acessibilidade.

Simultaneamente a essas apresentações, aconteceram atividades de recreação, com pula-pula, tobogã e piscina de bolinha.

Participaram do encontro, além dos diretores e gestores da Fundação de Rotarianos de São Paulo e das Instituições Rio Branco, Cecília Moura, da PUC-SP, Simone Spadafora, coordenadora do Instituto Adhara, e Débora Caetano, coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo.


Clique aqui e confira o folder